O Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse), recebeu autorização do Ministério da Saúde (MS) para realizar transplante de pele. A informação foi divulgada, nesta segunda-feira (15), pela Secretaria de Estado da Saúde.
De acordo com o coordenador da Central de Transplantes de Sergipe, Benito Fernandes, a autorização permite que o Huse solicite e utilize pele de doador não vivo de órgãos.
Anteriormente, o processo era informal, o que tornava a obtenção mais demorada. Com a autorização oficial, o hospital poderá agilizar o acesso ao recurso para o tratamento de pacientes queimados.
De acordo com o cirurgião plástico e responsável técnico da UTQ do Huse, Bruno Cintra, o transplante de pele é importante para pacientes com queimaduras graves. Já que aumenta a chance de sobrevivência dos pacientes e reduz o tempo de internamento.
Ainda segundo ele, o critério de seleção para o transplante de pele seguirá diretrizes rigorosas, priorizando pacientes com alto risco de óbito.